sábado, 5 de dezembro de 2009

O eremitismo nos séculos XII e XIII


O eremitismo nos séculos XII e XIII
Elisabeth da Silva dos Passos
Aluna do Curso de Graduação em História da UFRJ


Orientanda da Prof.ª Dr.ª Andréia C. L. Frazão da Silva


Atualmente vivemos em uma sociedade marcada pelo embate entre o processo de individualização e a vida em sociedade. O indivíduo é, a todo momento, impulsionado a competir, a alcançar as suas metas, porém, seguindo as regras sociais, que determinam o seu comportamento, o que gera diversos problemas sociais, que se expressam pelo medo constante do outro e por uma busca pelo isolamento.

Como coadjuvante neste processo, temos a violência que nos afeta tanto em termos psicológicos quanto físicos, fazendo com que busquemos mecanismos que garantam a nossa segurança, seja em casa ou em qualquer outro lugar. Nesse sentido, a Internet desempenha um papel essencial, pois o contato com o mundo ocorre através de um universo virtual, em que dois pontos aparecem em destaque, uma suposta segurança e cada vez mais o isolamento do indivíduo que não precisa se relacionar diretamente com outras pessoas.

Após termos exposto alguns dos fatores que fazem com que na sociedade atual procuremos nos isolar, poderíamos nos perguntar por que motivos, em outras épocas, as pessoas buscavam isolar-se, mais precisamente, na Idade Média Ocidental?

Durante a Idade Média, esta busca pelo isolamento é denominada de eremitismo, cuja representatividade se expressa em dois momentos de expansão e crescimento do movimento eremítico: o primeiro nos séculos III e IV e o segundo nos séculos XII e XIII. Priorizaremos os aspectos da espiritualidade eremítica que se referem ao segundo período.

O fenômeno eremítico, ressurgido no século XI, recebeu uma forte influência dos Padres do Deserto, cuja ascese era extremamente rigorosa. Muitos eremitas eram penitentes, esmeravam-se na mortificação da carne. Jesus Cristo era o modelo de espiritualidade do período. Grande parte destes homens desejava seguir nu o Cristo nu.

Contudo, devemos enfatizar que a proposição de maior relevância do eremitismo desta época, relacionava-se a busca pessoal de Deus, que se acreditava proporcionar aos leigos o acesso a salvação.

O eremitismo dos séculos XII e XIII foi permeado pelo retorno às fontes, o ideal da vida apostólica e da Igreja Primitiva. Ou seja, os eremitas desejavam imitar rigorosamente os preceitos espirituais presentes no projeto de vida religiosa de Jesus.

No século XII o eremitismo teria se desenvolvido em três vertentes principais. A primeira consistia na prática da ascese antecedendo a pregação, geralmente, dirigida aos grupos mais necessitados espiritualmente, como os leprosos e as mulheres, ressaltando a questão da pobreza. A segunda propunha que os eremitas estabelecessem vínculos com um mosteiro. E, a última, seria exemplificada através da Ordem dos Cartuxos, que requeria uma vida de penitência e isolamento rigoroso. Bruno, o seu fundador, procurou combinar o ideal eremítico, "expresso na busca de Deus através da contemplação", com o cenobitismo, ressaltando, a busca pessoal de Deus.

Por causa da ausência de desertos na Europa Ocidental, os eremitas buscariam refúgios em locais remotos e desabitados, como cimos de montanhas e florestas. A descrição da aparência destes homens era terrível, assim como, as suas habitações. Vestiam-se muito pobres, as pernas apareciam semi-descobertas, usavam barba comprida, pés descalços e, levavam consigo o cilício. A austeridade de suas habitações pode ser constatada através da escolha dos locais, pois viviam em covas, gargantas, ilhas selvagens, bosques funestos e terras não desbravadas.

Podemos dizer que na Europa Medieval nos séculos XII e XIII ser eremita estava intrinsecamente articulado a religiosidade. O eremitismo era um fenômeno religioso marcado essencialmente pela contemplação, ou seja, as orações em retiro, a penitência, a busca pelo isolamento e a mortificação da carne. Através destas práticas culturais específicas da espiritualidade eremítica, estes indivíduos buscavam manter contato com Deus. Em contraposição, atualmente buscamos o isolamento por questões relacionadas a inseguridade social em que vivemos, isto é, algo com a mesma simbologia, mas que ocorre por razões diferentes.

Sugestões de Atividades:

Verificar se existem grupos sociais atualmente que se inserem nos padrões de vida eremítica do período medieval.

Refletir por que alguns grupos religiosos têm buscado o isolamento na sociedade atual.

Para saber mais:

BERLIOZ, Jacques. Monges e religiosos na Idade Média. Lisboa: Terramar, 1996.

BOLTON, Brenda. A Reforma na Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1993.

DALARUN, Jacques. Amor e Celibato na Igreja Medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1990

Vauchez, A. A espiritualidade na Idade Média Ocidental: séculos VIII à XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
http://www.ifcs.ufrj.br/~frazao/eremitismo.html

Nenhum comentário: