terça-feira, 6 de abril de 2010

A Escola Portuguesa de Cartografia

Mapa de todo el mundo, em Taboas geraes de toda a navegação, João Teixeira, [Lisbon: 1630]. Biblioteca do Congresso. Divisão de Geografia e Mapas. (2)

[Sul da África, de Mozambique até Cabo da Boa Esperança], em Taboas geraes de toda a navegação divididas e emedades por Dom Ieronimo de Attayde, João Teixeira, 1630. Biblioteca do Congresso. Divisão de Geografia e Mapas. (1)


No último quartel do século XV, a escola cartográfica lusa tornou-se a primeira da Europa, notadamente porque as viagens pioneiras da carreira da Índia e a ação dos nautas portugueses no Oriente forneciam-lhe conhecimentos de primeira mão e notável acuidade.

Esta primazia foi mantida durante o século XVI, mas sofreu forte abalo quando Províncias Unidas, na sua guerra de independência contra Castela, iniciaram suas expedições marítimas no rumo das terras e ilhas asiáticas. No século XVI a escola cartográfica portuguesa foi superada pela holandesa.

1. Este mapa, de um atlas produzido em Lisboa, é um exemplo da cartografia portuguesa na época das descobertas.

2. No início do século XVII, o cartógrafo português João Teixeira produziu uma rica coleção de mapas de várias partes do mundo. Este mapa apresenta o estágio de conhecimento geográfico da escola portuguesa da cartografia naquele século.

http://memory.loc.gov/intldl/brhtml/br-1/br-1-2-1.html#track2

Nenhum comentário: