quinta-feira, 29 de abril de 2010

Henrique VIII: O terror da mulherada


Henrique VIII: O terror da mulherada
O rei inglês Henrique VIII, criador de uma igreja própria, assassinou duas de suas seis esposas
Henrique VIII entrou para a história por causa da religião e de sua escandalosa vida de alcova. Na juventude, suas paixões eram as mulheres, a bebida, o carteado, os esportes eqüestres e o jogo de dados. A fama de boa vida não incomodava a corte – afinal, o herdeiro do trono inglês era seu irmão, o bem-comportado Arthur. Só que Arthur morreu, e Henrique foi coroado em 1509, aos 18 anos. Arranjaram-lhe, de quebra, uma esposa, a sem graça Catarina de Aragão, viúva de Arthur e cinco anos mais velha que ele.

Claro, não foi um casamento feliz. Para piorar, Catarina não deu um herdeiro homem ao monarca. Foi então, em 1522, que Henrique cresceu o olho para uma dama de companhia de Catarina, a bela Ana Bolena. Levou tempo, mas em 1533 os dois se casaram secretamente. Como a Igreja Católica não reconhecia esse casamento e não anulava a união do rei com Catarina, Henrique VIII tomou uma medida que mudaria a vida religiosa inglesa para sempre: rompeu com o Vaticano e criou sua própria igreja em 1534. Na época, a Igreja Anglicana gerou um banho de sangue: 72 mil revoltosos papistas – inconformados com a separação – foram mortos no reinado de Henrique, incluindo milhares de monges e grandes intelectuais da época, como o filósofo sir Thomas Morus, ex-chanceler da Coroa.

Ana Bolena, porém, não deu a Henrique o tão aguardado herdeiro homem. Foi levada a um julgamento fajuto em que o rei acusou-a, entre outras coisas, de adultério, incesto e magia negra. Acabou decepada em 1536. A terceira esposa do rei, Jane Seymour, teve um filho, mas morreu de febre depois do parto. A quarta, Ana de Clèves, coitadinha, era muito feia, e o casamento foi anulado. A próxima da lista foi a bela e fogosa Catarina Howard. Acusada pelo paranóico rei de infidelidade, foi decepada na Torre de Londres em 1542. A sexta e última esposa de Henrique foi Catarina Parr. Henrique morreu em 1547, aos 56 anos, com sérios problemas de saúde devido à obesidade. Segundo uma teoria moderna, também teria contraído sífilis. Corria na corte a história de que o fantasma da quinta ex, Catarina Howard, assombrava o rei no palácio. “Henrique com seis mulheres casou. Uma morreu, uma viveu, de duas divorciou e de duas a cabeça cortou”, cantava o espectro.

Revsta Aventuras na História

Nenhum comentário: