sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A estátua de Zeus


A estátua de Zeus

Um deus grego para a cidade que inventou a Olimpíada

por Maria Dolores Duarte

Se havia uma cidade na Antiguidade que girava em torno do esporte, esse lugar era Olímpia. O local onde tiveram origem os jogos olímpicos até ganhou um monumento que se transformou numa das sete maravilhas do mundo.

A estátua de Zeus começou a ser feita em 440 a.C. por ordem do governante Péricles (495-429 a.C.), para incrementar o recém-construído templo dedicado ao deus. Afinal, Olímpia ganhava importância entre as cidades-estados gregas por conta dos jogos e merecia um templo melhor. A tarefa foi conferida ao escultor Fídias, amigo pessoal de Péricles. “A maior parte do que se sabe sobre a estátua se deve a Pausânias, viajante que registrou dados pitorescos sobre as regiões pelas quais passava”, diz Rafael Fragata, professor de História da Universidade de São Paulo.

Todo-poderoso do Olimpo

Monumento recebia visita de gente de toda a Grécia

Mãos ocupadas

Fídias esculpiu uma imagem da deusa Nicéia, da vitória, na mão direita de Zeus. Na esquerda, um bastão com uma águia, símbolo de poder. Só que o escultor calculou mal o tamanho do monumento, que tem 15 metros de altura. Quando ele foi montado, quase bateu no teto do templo.

Deus de ébano

Quando Fídias foi chamado para esculpir Zeus, acabara de criar uma técnica para fazer grandes estátuas: a base era uma moldura de ébano, depois encapada com folhas de ouro e marfim. Fídias chegou a transferir sua oficina de Atenas para Olímpia para fazer a obra, que durou cerca de oito anos.

Templo olímpico

O templo do Olimpo ficava em uma praça na planície do Peloponeso. Ali aconteceu a guerra homônima. Os soldados, no entanto, não atacavam o templo, que era sagrado para ambos os lados envolvidos na peleja. O local tinha a parte da frente toda aberta. Assim, Zeus podia ser visto de qualquer lugar da praça.

Sinal de alerta

Zeus era o deus mais poderoso da Grécia antiga. É provável que Fídias o tenha esculpido com a testa franzida por conta de uma lenda. Segundo ela, quando Zeus franzia a testa, fazia tremer o Olimpo (a morada dos deuses). Com isso, os gregos queriam dizer que estava sempre alerta.

Olho por olho

Os olhos da estátua eram de turqueza, e havia outras pedras preciosas incrustadas em seu trono. A coroa de louro que ele trazia na cabeça era banhada em ouro, assim como suas sandálias e manto. Os materiais foram levados da Ásia e da África pelo Mediterrâneo.

Romaria grega

As pessoas iam de todas as partes da Grécia e de regiões vizinhas venerar Zeus. Algumas levavam presentes para o todo-poderoso do Olimpo. O mais famoso foi uma cortina de lã com tramas assírias, ofertada pelo rei selêucida Antiochus IV.

Revista Aventuras na História

Nenhum comentário: