segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Hércules pisou na bola e pagou com trabalho


Hércules pisou na bola e pagou com trabalho
Quais foram os doze trabalhos de Hércules?
O pobre Hércules, um dos maiores mitos greco-romanos, enfrentou, sempre, a perseguição de Hera, mulher de seu pai, Zeus. Quando era ainda bebê, a madrasta colocou duas serpentes em seu berço, que ele estrangulou. Quando já era um homem, foi enfeitiçado por Hera e teve uma crise de loucura, matando a própria mulher e os filhos. Pelo crime virou servo do rei Eristeu, que o condenou a executar doze tarefas dificílimas. Era uma forma de se redimir.
Os trabalhos foram: 1) Matar o leão de Neméia, monstro caído da Lua, de quem ele deu cabo e passou a vestir sua pele como escudo protetor. 2) Destruir outra monstrenga, a hidra de Lerna, que tinha sete cabeças e cuspia fogo. 3) Capturar a corça de Gerínia que, por ter patas de bronze, era extremamente veloz. 4) Acabar com um gigantesco javali selvagem que assolava o monte Erimanto. 5) Limpar em um só dia as estrebarias do rei Augeas, que estavam atulhadas de estrume (não pense que o herói colocou a mão na sujeira: ele desviou o curso de um rio, que lavou tudo). 6) Acabar com as aves ferozes que habitavam o lago Estinfale e comiam carne humana. 7) Capturar um touro louco, que amedrontava os moradores da ilha de Creta. 8) Eliminar as éguas antropófogas do rei da Trácia. 9) Roubar o cinto de ouro da rainha Hipólita, no país das guerreiras amazonas. 10) Capturar os bois selvagens de Gerião, da ilha Eritéia. 11) Entrar no fantástico jardim das Espérides e roubar as maçãs douradas das ninfas. 12) Capturar e levar para o rei o temido cão de três cabeças Cerbelo, guardião dos portões do inferno.
Não foi mole, mas Hércules conseguiu cumprir as doze tarefas.

Revista Superinteressante

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Eduardo,

Esse Hercules era o gostosão entre os gostosões, fez tudo direitinho e realizou os doze trabalhos. Lembro de ler o livro de Monteiro Lobato, quando ainda era um garotinho, ele sempre foi meu héroi favorito.

Abraços