domingo, 3 de junho de 2012

Augusto dos Anjos nas entrelinhas


Tese defendida no IEL revela um autor comprometido com a crítica social
Ilustração: Carlos Roberto FernandesPor muito tempo, a crítica literária e os livros didáticos reservaram a Augusto dos Anjos epítetos reducionistas como “poeta da morte” e “poeta do horroroso”. Pesquisa desenvolvida para a tese de doutorado de Maria Olívia Garcia Ribeiro de Arruda, defendida no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, propõe uma nova leitura sobre a obra do autor paraibano. Do estudo emerge um Augusto dos Anjos fortemente comprometido com a crítica social, posição que teria lhe valido várias perseguições.
“O trágico presente nos poemas de Augusto era uma tentativa de revelar, ainda que nas entrelinhas, a repressão pela qual passou o povo brasileiro durante os processos de colonização e, posteriormente, de instauração da República, com o conceito de progresso que o país adotou. É possível encontrar, no contexto da sua obra, alusão ao massacre de índios e à tortura praticada contra escravos negros no Norte e na Paraíba, mas também denúncias acerca das torturas infligidas aos marujos que encabeçaram a Revolta da Chibata, no Rio de Janeiro. Por conta dessas posições, o poeta sofreu inúmeras pressões, que acabaram por ocultar a sua real importância para a literatura brasileira”, afirma Maria Olívia. O trabalho foi orientado pelo professor Francisco Foot Hardman.
A pesquisa realizada por Maria Olívia concentrou-se no livro-poema Eu, o único publicado pelo poeta (1912). A ideia de analisar a obra partiu da teoria sobre o “modo delével de produção de efeito-ilusão-Brasil”, desenvolvida pelo professor Foot Hardman. Nos escritos augustianos, conforme a autora da tese, é possível fazer a leitura das vozes das vítimas que foram apagadas pela história oficial. Para chegar a essa compreensão do trabalho de Augusto dos Anjos, ela promoveu uma extensa investigação em torno da literatura brasileira e dos jornais paraibanos, leopoldinenses e cariocas produzidos na época. Além disso, também leu correspondências de vários escritores contemporâneos a Augusto dos Anjos e esmiuçou as referências presentes nos escritos dele, incluindo as cartas enviadas pelo poeta, bem como a prosa publicada na Paraíba e os manuscritos encontrados em Leopoldina (MG). O objetivo, explica, foi entender melhor o autor e sua obra, a partir do resgate de elementos com os quais teve contato e/ou pelos quais parece ter sido influenciado.
Uma das conclusões a que Maria Olívia chegou foi que Augusto dos Anjos constituiu-se como um dos primeiros poetas modernos brasileiros. “A obra dele é uma tentativa de registrar, por meio da mimese trágica, a repressão por que passou o povo brasileiro durante os processos de colonização e início da República. Ela revela, ainda, o alto preço de uma civilização que dizimou os nativos e escravizou, torturou e assassinou africanos trazidos ao país pelo tráfico”, analisa. Nesse sentido, prossegue a autora da tese, os escritos augustianos se inserem no conceito segundo o qual a literatura contribui para o registro do relato histórico. No caso em questão, não para reforçar as construções oficiais, mas para afrontá-las, desvelando o que está escondido. “O trabalho de Augusto encaixa-se na definição de Massaud Moisés [professor aposentado da USP] acerca do discurso poético. Segundo ele, ‘o discurso poético não nos leva à realidade em si, mas a uma representação dela, ou seja, revela-nos uma imagem reduzida do todo da realidade, mostra-nos uma condensação do real, de modo a nos fazer questionar o discurso cristalizado como verdadeiro’”.
Maria Olívia Garcia Ribeiro de Arruda, autora da tese, durante pesquisa no Espaço dos Anjos, local que abriga material do poeta, reunido pelo artista plástico Raphael Rodrigues Rosa na cidade mineira de Leopoldina (Fotos: Divulgação/Reprodução)Mas por que Augusto dos Anjos não tem sido visto da forma como é apresentado na tese de Maria Olívia? De acordo com a pesquisadora, já existem trabalhos que apontam para vertente semelhante, mas sem um compromisso maior com a análise do discurso da obra do poeta, cuja interpretação teria sido velada pelos interesses tanto das oligarquias da época quanto pelas instituições e indivíduos que a ela serviam. O propósito desse movimento, afirma, era “desvirtuar” a obra do poeta paraibano. Nesse sentindo, a construção imaginária que ficou cristalizada em torno da figura de Augusto dos Anjos foi a do autor maldito, do poeta da morte ou da tragédia. “Um dos responsáveis pela difusão dessa visão foi o dramaturgo Órris Soares, que se apresentava como amigo de Augusto, mas que não parece ter sido mais do que um colega deste, se considerarmos as sátiras que Augusto dirigiu a ele e ao seu irmão, Oscar, no jornal Nonevar, da Festa das Neves, em João Pessoa”, diz.
Abertura do álbum feito pela viúva Esther dos Anjos e manuscrito do poeta (Foto: Divulgação)Órris e outros críticos de Augusto dos Anjos, continua a pesquisadora, classificavam a obra do poeta como “difícil”, uma espécie de “montanha intransponível”, permeada por cientificismos e excessivamente trágica. Ademais, Augusto dos Anjos foi colocado numa espécie de limbo da criação, ao ser classificado como pré-moderno. “Ora, ser pré-moderno era o mesmo que ficar em suspensão, permanecer no vácuo entre o romantismo e o modernismo. Na realidade, como bem demonstra o professor Foot Hard­man, Augusto foi um poeta moderno porque, entre outros aspectos, usava a sua produção para falar da colonização repressiva e da realidade da sua época”. A tentativa de desqualificação, segundo Maria Olívia, não parou por aí. Para além dos escritos, a campanha também atingiu a figura humana do poeta. “Atribuíram a ele até mesmo uma tuberculose que nunca teve. Augusto morreu vítima de uma pneumonia”.
Na interpretação de Maria Olívia, a obra augustiana realmente não é de fácil compreensão e traz elementos do trágico e do cientificismo. Todavia, pondera, ela não pode ser resumida a esses aspectos, dado que eles serviram a um propósito maior do poeta, que foi o de não ficar indiferente às injustiças da sua época. “O processo de ocultamento do qual Augusto foi alvo atingiu igualmente outras vozes, que foram camufladas ou mesmo enterradas para sempre por versões articuladas e difundidas pelos grandes manipuladores das instituições responsáveis pela divulgação cultural e pela educação no país”, defende.

Monólogo de uma sombra *
“Sou uma Sombra! Venho de outras eras,
Do cosmopolitismo das moneras...
Pólipo de recônditas reentrâncias,
Larva de caos telúrico, procedo
Da escuridão do cósmico segredo,
Da substância de todas as substâncias!

A simbiose das coisas me equilibra.
Em minha ignota mônada, ampla, vibra
A alma dos movimentos rotatórios...
E é de mim que decorrem, simultâneas,
A sáude das forças subterrâneas
E a morbidez dos seres ilusórios!

Pairando acima dos mundanos tetos,
Não conheço o acidente da Senectus
- Esta universitária sanguessuga
Que produz, sem dispêndio algum de vírus,
O amarelecimento do papirus
E a miséria anatômica da ruga!

Na existência social, possuo uma arma
- O metafisicismo de Abidarma -
E trago, sem bramánicas tesouras,
Como um dorso de azémola passiva,
A solidariedade subjetiva
De todas as espécies sofredoras.

Como um pouco de saliva quotidiana
Mostro meu nojo á Natureza Humana.
A podridão me serve de Evangelho...
Amo o esterco, os resíduos ruins dos quiosques
E o animal inferior que urra nos bosques
E com certeza meu irmão mais velho!

Tal qual quem para o próprio túmulo olha,
Amarguradamente se me antolha,
À luz do americano plenilúnio,
Na alma crepuscular de minha raça
Como urna vocação para a Desgraça
E um tropismo ancestral para o Infurtúnio.

Aí vem sujo, a coçar chagas plebéias,
Trazendo no deserto das idéias
O desespero endêmico do inferno,
Com a cara hirta, tatuada de fuligens
Esse mineiro doido das origens,
Que se chama o Filósofo Moderno!

Quis compreender, quebrando estéreis normas,
A vida fenomênica das Formas,
Que, iguais a fogos passageiros, luzem...
E apenas encontrou na idéia gasta,
O horror dessa mecânica nefasta,
A que todas as coisas se reduzem!

E hão de achá-lo, amanhã, bestas agrestes,
Sobre a esteira sarcófaga das pestes
A mostrar, já nos últimos momentos,
Como quem se submete a uma charqueada,
Ao clarão tropical da luz danada,
O espólio dos seus dedos peçonhentos.

Tal a finalidade dos estames!
Mas ele viverá, rotos os liames
Dessa estranguladora lei que aperta
Todos os agregados perecíveis,
Nas eterizações indefiníveis
Da energia intra-atômica liberta!

(*) Excerto extraído do
poema publicado no livro Eu

Biografia
 (Fotos: Divulgação)Augusto dos Anjos nasceu Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, no Engenho Pau d’Arco, em Sapé, município paraibano, em 20 de abril de 1884. Compôs seus primeiros versos ainda na infância. Em 1903, ingressou no curso de Direito da Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em 1907. Dedicou-se ao magistério tanto em sua cidade natal quanto no Rio de Janeiro, para onde se mudou depois de enfrentar problemas pessoais e a oposição dos representantes da oligarquia paraibana. Publicou poemas em diversos periódicos. Em 1912, publicou seu único livro de poemas, Eu. Morreu no dia 12 de novembro de 1914, em Leopoldina (à dir.,o túmulo), onde era diretor de grupo escolar. Causa da morte: pneumonia.
 Jornal Unicamp

Nenhum comentário: