sexta-feira, 27 de julho de 2012

Matriarcado - História ou mito?



reprodução
A grande mãe?
Descoberta em 1908, a Vênus de Willendorf foi por muito tempo tida como imagem religiosa
Imagine viver numa sociedade que desconhece a guerra e a violência sistemática, que não possui classes nem estrutura rígida de poder, que não oprime mulheres nem homens e que celebra a vida a ponto de adorar a natureza como expressão de um ser divino. Soa como um sonho dourado de futuro? Pois, em linhas gerais, é assim que muitas pessoas acreditam que foi o passado da humanidade. Essa fase aparentemente idílica é conhecida por alguns como período matriarcal. Tal sociedade teria existido na Europa e na Ásia, pelo menos desde o ano 35.000 a.C. Mas os traços dessa cultura teriam sido progressivamente extintos a partir de 4.000 a.C., quando invasores vindos das estepes teriam tomado os continentes e introduzido o machismo, a cultura da guerra e a sociedade patriarcal.

A possível existência de uma fase matriarcal na história da civilização foi sugerida no século 19 e chegou a ser considerada um fato histórico por importantes arqueólogos e antropólogos até meados do século passado. Ao longo dos últimos 20 anos, porém, houve uma reviravolta no debate, e hoje boa parte da comunidade científica tende a rejeitar a idéia. Fora da academia, porém, a convicção de que houve um passado onde as relações entre homens e mulheres eram igualitárias permanece forte entre os adeptos das religiões neopagãs e as feministas. Mas ambos os grupos estão mostrando que são capazes de aceitar o revisionismo histórico sem abrir mão de suas crenças fundamentais.
A hipótese matriarcal surgiu em 1861, quando o suíço Johann Bachofen sugeriu a existência de sociedades matriarcais na pré-história. Suas idéias influenciaram fortemente antropólogos e arqueólogos do final do século 19 e começo do século 20. Quando os pesquisadores da chamada era do gelo (40.000 - 10.000 a.C.) desencavaram grande quantidade de estátuas femininas conhecidas como vênus (essa que você vê acima é a vênus de Willendorf), foram rápidos em identificá-las como representações de deusas-mãe. Em 1901 o arqueólogo britânico Sir Arthur Evans descobriu a civilização minóica, que teve seu auge na Grécia entre os século 27 e 11 a.C., e afirmou tratar-se de uma sociedade matriarcal.
Para explicar mais exatamente o que isso seria, foram surgindo mais especulações: além da descendência matrilinear, nesses povos as mulheres ocupariam os postos de liderança e até os bens herdados seriam passados de mãe para filha. Em 1958 foi descoberto na Turquia um imenso povoado do período neolítico (8.000-5.000 a.C.). Batizado de Çatalhouyk, era uma cidade que abrigava 8.000 moradores em 2.000 casas, construídas umas sobre as outras, numa área de 26 acres.
O descobridor, o arqueólogo inglês James Mellaart, estava bem familiarizado com a idéia de matriarcado ancestral. Por isso, ao encontrar em suas escavações estátuas mostrando poderosas figuras femininas, ele não exitou em identificá-las como representações de deusas, e sugeriu que a base da estrutura social em Çatalhouyk era matriarcal.
As descobertas de Mellaart, divulgadas nos anos 1960, chamaram a atenção de Marija Gimbutas, uma arqueóloga lituana residente nos Estados Unidos. Gimbutas se interessava pela "velha Europa", que era como chamava as culturas que habitaram o continente durante o período neolítico. Gimbutas estudou os artefatos produzidos numa extensa área, que ia da Rússia até a Itália, Turquia e Grécia. Ela defendia a tese de que todas essas sociedades compartilhavam uma mesma matriz cultural. O ponto central dessa cultura era o culto a uma deusa que simbolizava a Natureza, cujas raízes antiquíssimas remontariam ao paleolítico. Seu modo de vida, que ela chamava de matrifocal, seria agrária e não-violento.
Ruína dá pistas para entender modo de vida e relações entre os sexos na pré-história
PINTURAS
A maior parte das pinturas mostra homens e caçadas. Os retratos sugerem que os homens controlavam os festins rituais
ÍCONES ESTRANHOS
Esculturas de cabeças de boi encontradas em santuários chegaram a ser apontadas como símbolos de uma deusa antiga, pois representariam o útero (cabeça) e as trompas de falópio (chifres). Mas hoje tais idéias são contestadas
TRABALHO
O cultivo de plantas era uma atividade feminina. Mas outras tarefas, como a produção de ferramentas, não parecem ter sido privilégio de nenhum sexo
UMA CASA
A entrada era pelo telhado, e um forno garantia o aquecimento ambiente. Os mortos eram enterrados no subsolo das casas.
DESCENDÊNCIA
Alguns corpos tiveram sua cabeça removida e enterrada em outro lugar. Isso sugere que fossem chefes de linhagens, e que a descendência era transmitida
tanto pelo pai como pela mãe
COLMÉIA
Não havia ruas, pois as casas eram erguidas sob o telhado de uma habitação anterior. Foram encontrados 18 níveis de construção
Gimbutas explicava ainda o fim da antiga Europa: uma cultura invasora teria aos poucos submetido os povos locais. Ela identificou essa cultura com os kurgans, um povo que veio das estepes russas em 3.500 a.C. Gimbutas acreditava que os kurgans fossem uma cultura nômade e guerreira, que teria introduzido o cavalo e o idioma original indo-europeu na Europa. As idéias de Gimbutas se tornaram muito populares nos anos 1970. Surgiram seguidoras que usaram seu modelo para explicar também a pré-história de sociedades fora da "velha Europa", como a hindu. Mas a maior parte do seu público estava longe da academia, entre as feministas e os adeptos das religiões neo-pagãs.
A antropóloga americana Cynthia Eller, uma estudiosa do movimento neo-pagão, está na linha de frente do combate ao legado de Gimbutas. Ela causou polêmica ao lançar em 2000 o livro "O Mito da Deusa", no qual dissecava a crença num matriarcado pré-histórico. "Sociedades tem costumes diferentes. A idéia de que povos separados por milhares de quilômetros tivessem a mesma religião e os mesmos costumes não faz sentido", ataca. "E o fato de cultuar uma deusa não implica numa vida boa para as mulheres. Na Índia existem muitas deusas, e isso não se reflete nas condições da população feminina".
As críticas de Eller encontram eco na pesquisa arqueológica mais recente. Desde 1993 retomaram-se as escavações em Çatalhouyk. As novas pesquisas não sugerem que as mulheres usufruíssem de status especial, embora a vila pareça não ter abrigado grandes distinções entre os papéis sociais dos dois sexos.
O paraíso perdido
A suposta era matriarcal, que teria existido até cerca de 3.500 a.C., é descrita como uma época tranqüila e criativa. Para a antropóloga Cynthia Eller, a narrativa é apenas um mito moderno que explica a origem do sexismo. Confira:
Pacífica
Nessas sociedades as armas seriam usadas apenas para caçar. Os homens não receberiam treinamento militar, e as cidades não tinham muros
Igualitária
As mulheres não seriam submissas aos homens. Elas ocupariam posições de poder, e seriam honradas pela capacidade de conceber. A descendência pela linhagem materna
Religiosa
A principal atividade seria o culto a uma deusa-mãe, e as mulheres seriam reverenciadas como sacerdotisas e representações dessa deusa
A invasão
Os kurgans, uma cultura que vivia nas estepes às margens do Mar Negro, teriam migrado para o sul e dominado as sociedades matriarcais
O fim
Os invasores teriam trazido o cavalo domesticado e o idioma indo-europeu original. Eles influenciaram a cultura dos seus conquistados, introduzindo as práticas militares, as divindades guerreiras e a crença numa "inferioridade feminina" que embasariam a atual "idade patriarcal"
Brinquedo ou ícone?
reprodução
Muitas Vênus
Predominância de esculturas femininas durante o paleolítico foi apontada como sinal de alto status feminino na época
A interpretação das estátuas neolíticas como representações de uma deusa está sob fogo cerrado. "Estátuas de deusas-mães costumam mostrá-las segurando crianças, parindo ou copulando. Não é o caso das vênus, onde a mulher parece ser objetificada", analisa o britânico Timothy Taylor, especialista em arte pré-histórica. "Não há consenso sobre o significado das vênus entre os estudiosos, mas a teoria do matriarcado tem pouquíssimo apoio", diz. Ele aponta mais novidades. "Hoje conhecemos fortificações e covas coletivas que datam do período neolítico, mostrando que já existia matança e violência antes dos kurgans", diz. Além disso, questões como a domesticação do cavalo e a difusão das línguas indo-européias têm se mostrado muito complexas para serem explicadas só através de uma invasão.
reprodução
Poderosas
Estátuas de Çatalhouyk mostram mulheres fortes
As novas idéias não parecem embaraçar feministas ou neo-pagãos. A escritora Rose Marie Muraro, referência do feminismo no Brasil e autora de um livro sobre a sociedade matrifocal, não desqualifica as contestações. "Agora as opiniões se inclinam num sentido, mas já apontaram na direção oposta. É assim que funciona o debate científico", diz. "O essencial é que ou construímos uma sociedade calcada em valores como cooperação e respeito à natureza ou não haverá futuro".
O pesquisador Cláudio Quintino, autor de "A Religião da Grande Deusa", também acolhe ambas as visões. "Não acho que haja evidência de um culto à deusa vindo da pré-história. Penso que nossa sociedade sofre de uma carência do elemento feminino, que se manifesta pela religião várias vezes ao longo da história, sem necessidade de continuidade entre as manifestações", explica. "E essa necessidade é ainda mais premente hoje". Ou seja, quem acredita na importância de criar um mundo mais aberto aos valores femininos, seja na área da espiritualidade, dos relacionamentos ou em ambas, nada tem a temer por parte da ciência.
Revista Galileu



Nenhum comentário: