quarta-feira, 11 de julho de 2012

Uma breve história do jeans


Tudo começou em Nimes, na França (1872) quando o tecido foi fabricado pela primeira vez. Mas foi em Maryland, na Nova Inglaterra em 1793 que o uso pelaindústria têxtil deste algodão sarjado batizado de Denim se popularizou.
O dia 20 de maio foi escolhido como uma espécie de data de aniversário do jeans, pois foi exatamente neste dia, no ano de 1873 foi liberada a patente da primeira peça produzida com esse material: uma calça.
A calça jeans foi criada em 1853, pela dupla Levis Strauss e Jacob Davis, para ser resistente e ser usada por trabalhadores de minas americanas porque os homens necessitavam de roupas com um tecido que não se rasgasse ou se desgastasse facilmente. O jeans é durável e não merece grandes cuidados e, exatamente por isso era perfeito para ser destinado a roupas de trabalho.
Do ponto de vista técnico, o Denim nasceu da fusão de um tecido de sarja de algodão e um coranteazul índigoEd Cray descreve em seu livro o seguinte: “…os fios da trama são submetidos a dois tipos de tratamento. Apenas um deles é tingido e o outro mantém seu tom original.
O imigrante alemão Strauss e seu sócio Jacob Davis (alfaiate da Califórnia) confeccionaram então a primeira calça jeans com acabamento em rebites que reforçavam a costura.
Mineradores americanos
O modelo criado por eles fez tanto sucesso entre os mineradores que eles incorporaram a peça como uniforme.
Só depois de muito tempo e do aprimoramento das técnicas de fabricação quando ojeans começou a ser lavado com pedras antes de ir para as lojas, ele começou a ficar mais macio.
tecido marrom usado na fabricação das peças vinha de Maryland e, primeiramente, era utilizado para cobrir carroças. Quando as vendas do tecido começaram a cair, passou-se a usá-lo na fabricação das calças com três bolsos que se prendiam com tiras. Em 1910 elas passaram a ter bolsos traseiros.
Itália, 1922
As calças passarem a  vendidas em larga escala, ele se tornaram um item revolucionário que mudou toda a forma de vestir das pessoas. Já na cor índigo (que na verdade é verde e, com o tempo e a luz, ainda na tecelagem, vai se transformando em azul), ele passou a vestir não só os mineradores, mas também virou sucesso emagricultoresferroviários vaqueiros americanos. Posteriormente também foi usado pelos hippies como símbolo de rebeldia contra as roupas convencionais.
Hippies
Levi Strauss & Co. dominava o mercado do sul dos EUA enquanto Blue Bell / Wrangler ficava com o norte e H.D. Lee Inc com o meio oeste.
jeans, é uma moda que veio do povo, nascida não pelas mãos de um estilista, mas popularizada pelo uso e aceitação pelas pessoas. (Entenda como nasce uma moda clicando aqui)
jeans é um fenômeno singular e se tornou um clássico não só para homens como também para mulheres (veja alguns clássicos do guarda roupas feminino aqui).
É usado em todos os continentes, por trabalhadores do campo e da cidade, adotado por ricos e por pobres e até hoje conserva as características das primeiras peças produzidas no mundo.
Ídolos na música como Elvis Presley e do cinema como Marlon Brando e James Dean, fizeram a ponte entre o jeans e à liberdade rebeldia de toda uma geração. Até hoje o modelo clássico 501 da Levi Strauss com rebites botão de metal inspiram marcas em todo o mundo.
Elvis Presley, Marlon Brando e James Dean
O primeiro estilista a colocar o jeans na passarela foi Calvin Klein. A princípio o jeansnão foi bem aceito pelos costureiros que decretaram que em pouco tempo os homens estariam usando saias ou se vestindo como astronautas. Nada disso aconteceu. A medida que a modelagem foi evoluindo, as possibilidades de melhora no tecido foram surgindo e a indústria da moda se abriu às várias tendência de estilo, o jeans foi incorporando o conceito de democracia e versatilidade no modo de vestir.
indústria da moda aderiu criando etiquetas de luxo para explorar esse nicho de mercado. Hoje temos peças com modelagens elaboradas, vários tipos de acabamentolavagens e não são só calças. O jeans serve de matéria prima pra muitas outras peças do guarda roupas incluindo até lavagens ecologicamente corretas com redução na quantidade de água utilizada (uma calça jeans básica gasta cerca de 11 mil litrosde água ao longo de todo o processo de fabricação, segundo a ONG Water Footprint Network. Isso é equivalente à capacidade de um caminhão-pipa.).
Em 2008 foi leiloado pelo eBay o jeans mais caro do mundo, arrematado pela bagatela de US$ 36.099,00. Foi uma calça Levi’s modelo 201 feita na década de1890 e encontrada dentro de uma mina no deserto de Mojave na Califórnia.
Jeans leiloado pelo eBay
Num estado de conservação muito bom, levando-se em consideração seus mais de100 anos, ela se manteve quase intacta porque, além de estar coberta de parafina (das velas usadas para iluminar o ambiente) ela estava dentro de uma bolsa.
Fontes: Dicionário da Moda, Marco Sabino; Google Cronograma

Nenhum comentário: